quinta-feira, 8 de setembro de 2011

Carpina


A origem e a trajetória da evolução de um povo devem ser conhecidas e refletidas, para que as gerações futuras sintam a real necessidade de construir uma história, mais digna e promissora.
Com este objetivo a relatamos um pouco da historiografia de Carpina.
"A história mostra o que os homens foram e fizeram. Isso nos ajuda a decidir o que podemos ser e fazer."
No período colonial brasileiro, a estrutura administrativa foi a de Capitanias hereditárias. Em 1534 a Capitania de Pernambuco que se estendia desde o rio São Francisco até o rio Igarassu, coube ao donatário Duarte Coelho Pereira que tinha como um dos objetivos, o povoamento da região. As primeiras cidades brasileiras fundadas neste período surgiram, em sua maioria ao longo do litoral em razão da busca de áreas apropriadas para o cultivo da cana-de-açúcar e para o fácil escoamento da produção e exportação de tal produto. É possível que esse mesmo processo tenha levado a ocupação do atual município de Carpina, cuja área é resultado do desmembramento dos municípios de Paudalho e Nazaré da Mata, que pertenceram às capitanias de Pernambuco e Itamaracá.
Mediante registros orais, em 1870, veio do Recife uma caravana composta por dezesseis portugueses, uns carpinteiros, outros marceneiros, chefiados por Francisco Coelho, atraídos por informações da existência de uma grande mata virgem, em terras sem dono entre Nazaré e Paudalho.

5 comentários:

  1. Jaqueline Bezerra nº 17 turma 3° A15 de setembro de 2011 às 05:47

    Carpina, me conquistaste o coração com tua historia, teu passado de glória, seu verde presente em cada olhar. Muito já foi conquistado,porém, muito ainda precisa ser feito. Mesmo assim eu te amo e tenho orgulho em ser tua filha!

    ResponderExcluir
  2. é uma honra morar na cidade do carpina,e poder através desse blog conhecer um pouco mais da história dessa cidade maravilhosa e que tanto amo.

    ResponderExcluir
  3. "... atraídos por informações da existência de uma grande mata virgem, em terras sem dono entre Nazaré e Paudalho." pois é, e assim acabou-se o pau brasil, e toda a grande mata que existia em nossa terra!!! lamentável!!!
    Newton

    ResponderExcluir
  4. crislane Nº06 3º ANO A
    GOSTEI DO BLOG, POIS ESTA MUITO INFORMATIVO. POIS NÃO SOU CARPINENSE, APRENDI MUITO MAIS SOBRE A HISTORIA DA CIDADE. PARABÉNS.

    ResponderExcluir
  5. Sayonara nº28, 3º ano A.
    adorei o blog de vocês galera. Aprendi muito mais sobre a historia da cidade e de tudo que vem acontecendo nela atualmente. Parabéns.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...