Canção do Exílio
"Minha terra tem palmeiras,
Onde canta o Sabiá;
As aves, que aqui gorjeiam,
Não gorjeiam como lá.
Nosso céu tem mais estrelas,
Nossas várzeas têm mais flores,
Nossos bosques têm mais vida,
Nossa vida mais amores.
Em cismar, sozinho, à noite,
Mais prazer encontro eu lá;
Minha terra tem palmeiras,
Onde canta o Sabiá.
Minha terra tem primores,
Que tais não encontro eu cá;
Em cismar — sozinho, à noite —
Mais prazer encontro eu lá;
Minha terra tem palmeiras,
Onde canta o Sabiá.
Não permita Deus que eu morra,
Sem que eu volte para lá;
Sem que desfrute os primores
Que não encontro por cá;
Sem qu’inda aviste as palmeiras,
Onde canta o Sabiá."
Gonçalves Dias
A Canção do exílio é um belíssima poesia. Ela tem uma aspecto triste, mas demonstra uma grande paixão pela sua terra. Sentimento que a maioria dos brasileiros não tem.
ResponderExcluiro poema tem tudo haver com carpina ela e uma cidade muito antiga tem igreja, museu,praças,e etc.e uma cidade muito elogiada pelos os turistas e pelos habitante da cidade.
ResponderExcluir3º B daiane maria de santana N°10
carpina é uma cidade muito bonita,possui uma bela história,ela consegue conquistar cada um de nós com sua beleza,isso mostra que carpina nunca será esquecida.
ResponderExcluirO blog mostra de forma clara a cidade de Carpina,mostra os casarões antigos,as praças,escolas,as datas comemorativas da cidade,as personalidades como:Senador Robert Kennedy,Agnaldo Silva,Silverio pesso entre outros.
ResponderExcluirGostei do blog,porque conheci melhor carpina a sua história,e vi q ue é uma bela cidade!
No poema, Gonçalves Dias se refere a sua terra natal como uma terra encantadora de belas paisagens. Relembra de seus momentos felizes vividos lá, com um sentimento de saudade, sempre desejando voltar. Assim é Carpina, um lugar inesquecível, um belo lugar e quem a viseita não se esquece jamais.
ResponderExcluirJosé Ricardo dos Santos Ferreira 3° B Nº19
Carpina Também é conhecida pelos seus artistas-artesãos,Como o Mestre Saúba,Mamulengueiro,compositor e criador de peças em madeiras que retratam as figuras nordetisnas,além de sua economia que é baseado em monocultura da cana-de-açucar, que emprega grande parte parte da mão de obra local e sua belíssima arquitetura, suas palmeiras imperias,Carpina é uma das cidades destacadas da Mata Norte.
ResponderExcluirCarpina é, uma linda cidade, onde existe um grande Museu Histórico e Geográfico, uma estação ferroviária, grandes praças como a de "Murilo Silva" onde você se diverte, incluindo as Igrejas que são lindas; tem muitas festas e o bravíssimo Leão Dourado; simbolizando a autonomia, o espírito de bravura dos fundadores.
ResponderExcluirTudo isso e um pouco mais, para quem quer conhecer mais um pouco do passado da cidade.
E, não esquecendo dos problemas e dificuldades sociais que existem em nossa sociedade, como é o caso do "lixo"; Carpina é um bom lugar para viver-se e ser feliz, porém toda grande cidade há problemas, seja qual for.
Ao amigo anônimo, você poderia mandar material sobre o Museu Histórico e Geográfico, pra ser postado pelo blog, pois moro a cerca de 3 anos em Carpina e é a primeira vez que ouço falar nesse museu. Por outro lado, quanto aos problemas que toda grande cidade tem, o que você acha de abrir discussão com os blogueiros a respeito do problema do lixo? o que podemos fazer para, se não resolver, pelo menos minorar esse problema?!
ResponderExcluirNewton