quinta-feira, 8 de setembro de 2011

Origem do nome de Carpina


A origem do nome é atribuída ao carpinteiro Martinho Francisco de Andrade Lima, a quem chamavam de o "carpina". Porém, existiam outros carpinteiros como, Martinho José de Andrade Lima e Luís José de Melo, deixando a dúvida de a quem de fato se deve o nome do município. Porém é certo que foram eles que contribuíram para o surgimento da cidade.
O nome "Chá do Carpina" foi dado pelos almocreves do interior, notadamente de Limoeiro e Bom Jardim, que carregavam em Recife, dormiam em Camaragibe e madrugavam para passar cedo na Mata de São João, com medo de serem assaltados. Dormiam na Chã do Carpina onde trabalhavam dezenas de carpinas, tirando madeiras para construção.
"Antes da estrada de ferro, um carpina em companhia da mãe velhinha, a tia Aninha, que à sombra de uma jaqueira vendia cachos de banana. jaca e cachimbos. De caminho, os cargueiros e viajantes paravam na tenda do carpina. repousando e comendo, vindo daí a expressão de Chã do Carpina". (Sette, Mário- Senhora de Engenho - Ed. Asa Pernambuco, 1986.)
A partir de 15 de dezembro de 1901, pela lei municipal n° 12, passou a chamar-se distrito de Floresta dos Leões, numa homenagem não intencional aos pernambucanos heróis da Guerra dos Mascates, de 1710, (entre Recife e Olinda) que fugindo das perseguições do inimigo vencedor, se refugiaram em floresta de Tracunhaém, liderados por Leão Falcão Eça. Eis a floresta e os leões da floresta. (Anais Pernambucanos. Costa, F. A. Pereira da. FUNDARPE - 1983.)
Segundo alguns, foi o Dr. Francisco de Assis Chateaubriand Bandeira de Melo, morador da localidade, que pediu ao presidente Afonso Pena - em excursão pelo Nordeste, a permissão para mudar o nome do lugar para Floresta dos Leões. Ele concordou e doou um conto de réis para ajudar na compra do Leão de bronze que seve num pedestal, na Praça de São José, inaugurado a 7 de setembro de 1909. Nesse monumento, em placa comemorativa, lê-se: "O povo ajoelhado venera os heróis de Pernambuco chamando-os "Leões do Norte".
Esta nova denominação foi bem aceita por Paudalho, mas Nazaré recusava-se a usá-la. Somente em 09 de dezembro de 1938, através de decreto - Lei Estadual volta à localidade a ser denominada de Carpina, por sugestão do jornalista Mário Melo que recomendava a volta dos nomes de origem de algumas cidades pernambucanas.
A mudança do nome não agradou aos "leo-florestanos," segundo enquete feita pelo Floresta jornal. A Lei Estadual nº 991 de 01 de julho de 1909 elevou a localidade à categoria de vila abrangendo dois distritos: o de Floresta dos Leões, pertencente à Paudalho e o de Carpina, pertencente a Nazaré da Mata.

3 comentários:

  1. O leão representa.raça,coraguen,ouzadia,foça,....
    foi postado em homenague aos heróis da guerra dos mascates. de 1710(entre recife e olinda)
    jefferson n:18 3:A

    ResponderExcluir
  2. Pessoal do blog, meus parabéns pela pesquisa.
    Newton

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...